Dicas de saúde

Saúde Ocular: Dicas para os Cuidados com a Nossa Visão!

Saúde Ocular: Dicas para os Cuidados com a Nossa Visão!

A visão é um sentido que necessita de muito cuidado para que possamos enxergar da melhor forma possível. Assim, é preciso priorizar a saúde ocular por meio de cuidados com a nossa visão que vão desde a alimentação até os hábitos que temos rotineiramente, como o uso de computadores.

Com algumas medidas eficazes é possível enxergar melhor, evitar que doenças possam atingir esse sentido indispensável para a qualidade de vida e, claro, ter olhos saudáveis. Neste artigo, trazemos 4 dicas para os cuidados com a nossa visão e a importância de priorizar a saúde ocular.

Proteja seus olhos

Os óculos podem ser acessórios que trazem todo um estilo e charme únicos. Mas, primeiramente, eles servem como proteção ocular e, assim, são itens indispensáveis na saúde da nossa visão. Vale destacar que a visita ao oftalmologista é sempre o melhor caminho para encontrar as proteções oculares mais adequadas a cada caso, como miopia.

É importante saber que esse é um dos cuidados mais necessários com a nossa visão. Isso porque muitas pessoas compram proteções falsificadas ou sem lentes que protegem contra os raios UV (óculos de sol). Isso só traz mais danos e migra no caminho contrário à saúde ocular. Por isso, vá ao oftalmologista e cuide da sua visão com a proteção ocular específica.

Procure os especialistas periodicamente

Como dito acima, é preciso ir até um oftalmologista. Sobretudo, ter controles periódicos em relação aos olhos permite que doenças silenciosas possam ser diagnosticadas e tratadas com antecedência. O glaucoma, por exemplo, é a principal patologia que pode ser evitada nas visitas periódicas ao médico especializado.

Aqui, vale um destaque: o erro de muitas pessoas é pensar que apenas após os 40 ou 50 anos devemos cuidar da saúde ocular. É um engano comum e procurar um especialista periodicamente é necessário até mesmo para crianças e adolescentes.

Alimente-se bem

A alimentação, assim como em outras funções do nosso organismo, também é preponderante para uma ótima visão. Nossos olhos precisam principalmente da vitamina A e da luteína, mas também necessitam de zeaxantina e vitaminas C, E e B2. Em grande parte, esses componentes têm ação antioxidante, melhorando a saúde ocular.

Há uma série de alimentos que contém esses compostos imprescindíveis. Se você busca uma visão melhor, então precisará incluir na sua dieta os vegetais verdes como a couve, espinafre, brócolis e acelga. A cenoura, milho, batata-doce, ovos e fígado são outros alimentos indispensáveis.

Computador, celular e a saúde ocular

Um problema da era moderna: vista desgastada por horas em frente ao computador e celulares. Dessa forma é preciso entender que os cuidados com a nossa visão passam pela forma como nos relacionamos com esses eletrônicos. Os computadores e celulares, por si só, não fazem mal; contudo, seu uso contínuo e de forma errada pode acarretar problemas.

Quem busca uma saúde ocular perfeita precisa ter consciência de sempre parar alguns minutos, no intervalo de uma hora, para olhar para qualquer coisa que não seja a tela do computador. Isso evita o ressecamento ocular. Ainda, ambientes escuros fazem com que forcemos nossa visão – e por isso é preciso utilizar do computador em um ambiente claro. Piscar, por fim, também é essencial.

Gostou das dicas? Aproveite e leia também sobre: Qualidade do Sono: Fundamental para uma Vida Saudável!