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Os Riscos do Açúcar para a Sua Saúde! Fique atento!

Os Riscos do Açúcar para a Sua Saúde! Fique atento!

Pão doce, bolos e diversos outros alimentos fazem parte do dia a dia da dieta de muitas pessoas. E um ingrediente comum na maioria dos alimentos é o açúcar. O grande problema disto está no excesso do consumo. Veja nesse artigo alguns riscos do açúcar para a sua saúde!

Qual tipo de açúcar é o pior?

Existem diversos tipos de açúcares presentes no dia a dia. Porém, um dos mais consumidos é a sacarose. É encontrado no mel, cana de açúcar, raízes de beterraba e muito mais. A sacarose é a mais popular pela sua diversidade de aplicações na culinária. Porém, seja a sacarose ou outro tipo de açúcar, é essencial ter atenção na quantidade diária de consumo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ingestão não pode passar de 5% das calorias totais consumidas por dia. Isso representa 25 gramas, porém esse controle não acontece com frequência. Isso sem falar que há o consumo direto e indireto do açúcar. Por exemplo, existem alimentos considerados salgados que contém açúcar em sua composição. Seja em maior ou menor parte, o consumo de açúcar deve ser observado com muita atenção.

Riscos do consumo de açúcar à saúde

Não investir em um consumo saudável do açúcar pode render sérios problemas à saúde. Muitas pessoas associam esse pó branco como um grande vilão de uma dieta equilibrada. E os malefícios falam por si só. Para começar, há consequências indiretas na saúde como um todo.

O consumo em excesso pode causar diabetes, uma vez que o corpo não terá capacidade de processar toda a quantidade ingerida de açúcar. Existem dois tipos de diabetes: o tipo 1 e o tipo 2. Este último é muito relacionado à obesidade e também é o tipo mais frequente. Nesse caso, o pâncreas não produz insulina suficiente para diminuir a glicemia.

Além disso, há a possibilidade de desenvolver obesidade, comum em pessoas com má alimentação. Outro ponto interessante de se observar é a falta de práticas em atividades físicas. A falta de exercícios também afeta a ativação do metabolismo, essencial para fazer o processamento dos alimentos consumidos.

Isso tudo afeta o coração, um dos órgãos fundamentais para a manutenção das funções do organismo. Isso significa que pode ocasionar um efeito cascata no seu corpo. E não podemos nos esquecer das cáries, que ocorrem por causa das bactérias presentes no açúcar em contato com os dentes.

Como ter uma relação saudável com o açúcar?

Há diversas maneiras de consumir o açúcar adequadamente. Para começar, é necessário ter um acompanhamento médico com constância. O nutricionista deverá desenvolver um dieta baseada nas necessidades do seu organismo assim como seus hábitos diários. Além disso, invista em exames para avaliar a sua taxa de glicose assim como a análise de como está a sua saúde.

Nesse caso, é melhor prevenir. Então não espere sentir algum desconforto para procurar um médico. E sempre observe a tabela nutricional e de ingredientes de um produto. Todas as informações relevantes sobre aquele alimento estão contidas ali. Mas, acima de tudo, não exagere no consumo de determinados alimentos, por mais que sejam naturais.

Muitas vezes estamos ingerindo mais açúcar que, por mais que seja natural, não deixa de ser açúcar. A palavra-chave é equilíbrio, pois não é necessário banir o açúcar da sua alimentação. Mas sim, vale a pena evitar ao máximo o consumo desse ingrediente tão comum quanto prejudicial à saúde.

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