Dicas de saúde

Qualidade do Sono: Fundamental para uma Vida Saudável!

Qualidade do Sono: Fundamental para uma Vida Saudável!

Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre a importância de se dormir bem. Afinal, não é nada fácil encarar um dia inteiro de trabalho após uma noite mal dormida, não é mesmo? No entanto, não é apenas em nosso dia a dia que a falta de qualidade do sono acaba impactando.

Nossa saúde também é diretamente afetada quando nosso sono é negligenciado. Problemas endocrinológicos, envelhecimento precoce, por exemplo, podem estar associados à falta de sono de qualidade.

Se você quer entender um pouco mais sobre a importância da qualidade do sono para a sua saúde, continue acompanhando este artigo. Hoje falaremos um pouco mais sobre esse assunto. Boa leitura!

Fortalecimento do sistema imunológico

Como citado acima, a falta de sono de qualidade pode acabar gerando diversos outros problemas de saúde. Isso porque o sono é um dos grandes responsáveis por fortalecer o sistema imunológico. Logo, quando se negligencia essa fase de descanso do organismo, se está colocando em risco também a saúde de forma geral.

Falta de qualidade do sono e sua saúde

Muitas pessoas sofrem com diversas doenças relacionadas ao sistema endócrino, das quais algumas estão relacionadas com a falta de qualidade do sono. A insônia é um grande exemplo neste sentido.

Não conseguir dormir ou dormir mal durante a noite são alguns dos sintomas de uma pessoa que sofre com insônia. Quando perdura por muito tempo, este problema acaba afetando também outras áreas da vida da pessoa.

Cansaço logo ao acordar, indisposição para cumprir tarefas do dia a dia e mau humor são apenas alguns dos efeitos que a falta de sono de qualidade acaba acarretando na vida.

Como ter sono de qualidade?

Pode parecer um pouco estranho que existam alguns dicas importantes para te ajudar a dormir.  Muitas pessoas acham que o processo de dormir compreende apenas deitar-se na cama e fechar os olhos, mas apenas isso não garante que a noite vá ser de sono tranquilo e revigorador.

Para garantir uma boa noite de sono é preciso seguir alguns passos:

1 – Não ingerir bebidas e/ou comidas estimulantes antes de dormir: evite consumir bebidas e/ou comidas que contenham cafeína, álcool e nicotina em horários próximos ao de ir para a cama. Assim, você evita que seu cérebro se mantenha desperto no momento em que deveria estar se preparando para o sono.

2 – Transforme o ambiente do seu quarto: ambientes claros não estimulam a produção de melatonina, o hormônio responsável pelo sono em nosso organismo. Por isso, transforme seu quarto em um ambiente que induza o sono, calmo, escuro e confortável.

3 – Cuide da rotina antes de dormir: procure fazer atividades relaxantes antes de dormir. Evite mexer no celular ou assistir TV, pois assim como os alimentos estimulantes, eles também farão com que o seu cérebro fique desperto por mais tempo. Prefira ler um livro ou meditar.

4 – Deixe aparelhos eletrônicos longe da cama: isso ajudará para que você não caia na tentação e acabe pegando o celular antes de dormir ou até mesmo no meio da noite.

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