Dicas de saúde

Obesidade Infantil: Como prevenir em nossas crianças!

Obesidade Infantil: Como prevenir em nossas crianças!

A obesidade infantil é considerada um dos maiores problemas de saúde da atualidade. Além de ser um fator bastante limitante, ela ainda acaba aliando a si outras complicações, tais como hipertensão arterial, diabetes, problemas cardíacos, entre outros. Além disso, quando falamos de um caso de obesidade não tratado na infância, estamos falando de uma pessoa com chances de desenvolver obesidade quando adulto.

E é justamente por todos esses fatores que se faz tão importante, para além de tratar, prevenir com que a obesidade infantil acabe se desenvolvendo. Se você deseja saber mais sobre esse assunto, confira no texto a seguir. Boa leitura!

Hábitos alimentares saudáveis

Pode parecer um pouco clichê que esse seja o primeiro ponto aqui ressaltado, no entanto, devemos reconhecer que todo clichê possui mérito justamente por ser verdadeiro. Afinal de contas, é impossível falarmos sobre como prevenir um quadro de obesidade sem citar hábitos alimentares.

E, quando se fala em hábitos alimentares saudáveis, não se diz respeito apenas ao que a criança come. Muito pelo contrário. Crianças são facilmente influenciáveis, o que quer dizer que aprendem diversas coisas apenas pelo fato dos demais que convivem com ela estarem fazendo tais coisas. Portanto, para evitar casos de obesidade infantil, é preciso que a implementação de hábitos alimentares saudáveis seja para todos os membros da casa.

Incitar hábitos alimentares saudáveis não quer dizer obrigar que a criança coma frutas, verduras e legumes. Isso fará apenas com que ela crie aversão por esses alimentos. Se deseja que o seu prato seja mais saudável e, com isso o quadro de obesidade infantil seja evitado, comece oferecendo novas opções de frutas, inove nas saladas, e assim por diante. Quando perceber, tanto o seu filho quanto toda a sua família já estarão comendo de forma saudável e equilibrada.

Prática de exercícios físicos contra a obesidade infantil

Outro ponto muito importante quando falamos sobre como prevenir a obesidade infantil. Praticar exercícios é primordial tanto como uma forma de manter a saúde em dia, quanto de tratamento em casos como o de obesidade.

Para isso, a mesma dica dos hábitos alimentares saudáveis também é válida aqui. É muito importante que a criança se sinta estimulada a praticar algum exercício físico e, acredite, não existe estímulo melhor do que o provindo de seus pais ou algum familiar.

Comece convidando a criança para praticar algum esporte que ela já goste; isso ajudará com que ela se exercite sem colocar sobre essa atividade o peso de algo como medida preventiva quanto a um possível quadro de obesidade infantil.

Caso a criança não demonstre gostar de nenhum esporte, sugira desafios. Corridas costumam funcionar bem nesse caso. Mas, atenção: antes de qualquer prática esportiva um pouco mais vigorosa é essencial que um médico seja consultado. Assim é possível averiguar se a criança está em condições de praticá-lo e evitar possíveis acidentes.

Essas são algumas formas de evitar o desenvolvimento da obesidade infantil em nossas crianças. Apesar de parecerem simples, servem como base da boa saúde.

Gostou das dicas? Aproveite e leia também nosso artigo: Dicas essenciais para o idoso melhorar sua qualidade de vida