Notícias

Hospital Presidente oferece atendimento especializado para a terceira idade

Hospital Presidente oferece atendimento especializado para a terceira idade

De olho nas necessidades de quem está na terceira idade, o Hospital Presidente oferece o Serviço Especializado em Saúde do Idoso, programa de medicina preventiva específico para essa faixa etária.

O atendimento especializado em geriatria ocorre de terça e sexta-feira das 14h às 18h. Os agendamentos para as consultas podem ser realizados pessoalmente ou pelo telefone (11) 2261-6611, ramal 1085, das 8h às 17h.

O que o Hospital Presidente oferece ao idoso

A geriatria é a especialidade médica que trata da promoção da saúde, da prevenção e do acompanhamento das doenças do envelhecimento, da reabilitação funcional e dos cuidados paliativos. O geriatra é o médico que se especializou no cuidado de pessoas idosas, com uma abordagem diferenciada, tratando das doenças desta fase da vida e promovendo um envelhecer saudável.

Utilizando os métodos da medicina preventiva, o Hospital Presidente oferece várias opções para atender as necessidades e prioridades dos idosos. É possível, por exemplo, a marcação de check-ups com a realização de uma série de exames, orientados pelo médico geriatra, que analisa cada caso de forma individual.

Cuidados especiais para a saúde do idoso

A proporção de idosos na população brasileira cresceu acima da média mundial nas últimas décadas. Entre 2005 e 2015, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual de pessoas com mais de 60 anos no Brasil saltou de 9,8% para 14,3%. A tendência deve se acentuar ainda mais nos próximos anos. Estimativas do próprio IBGE apontam que a população de idosos no Brasil deve triplicar até 2050.

Com o envelhecimento, é natural o surgimento de doenças crônicas, como as cardiovasculares e as respiratórias. A maior fragilidade da saúde nessa fase da vida exige cuidados especiais, que incluem a adoção de hábitos saudáveis e o acompanhamento médico periódico. Se todas as precauções forem tomadas, o idoso poderá não apenas ter uma vida mais longa, mas desfrutá-la com muito mais qualidade.

Hábitos saudáveis na terceira idade

Prática de exercícios físicos, alimentação balanceada, estímulo intelectual e prevenção de acidentes. Essas são os quatro pilares preventivos fundamentais para uma vida saudável na terceira idade.

Os benefícios da prática de exercícios físicos podem ser observados em todas as faixas etárias, mas são ainda mais importantes na velhice. Caminhadas regulares evitam problemas motores e nas articulações, além de beneficiarem o sistema respiratório e cardiovascular. Não fumar (ou deixar o cigarro) também é uma providência fundamental.

A alimentação balanceada ajuda a combater a obesidade, que agrava doença como o diabetes e a hipertensão. Com a idade, o metabolismo se desacelera, o que reforça a necessidade de ingerir menos calóricos e com maior valor nutritivo.

É importante, igualmente, que familiares observem com atenção a saúde mental do idoso. É comum que complicações só sejam notadas quando já estão em grau avançando, dificultando o tratamento. Por isso, as visitas periódicas ao médico são fundamentais para o diagnóstico precoce. O estímulo intelectual é de grande importância para prevenir o aparecimento de complicações neurológicas. A convivência e o diálogo com os amigos e a família, a leitura e outras atividades que estimulem a cognição colaboram para manter a mente saudável.

Por fim, é importante que o lar onde o idoso vive seja adaptado às suas necessidades, de modo a prevenir acidentes que levam a quedas e fraturas. Retirar móveis que obstruem a passagem, manter os pisos secos, instalar iluminação próxima à cama e colocar corrimões nos banheiros são procedimentos simples e baratos que devem ser executados.