Dicas de saúde

Hábitos para começar o ano de bem com a saúde!

Hábitos para começar o ano de bem com a saúde!

O início do ano é um ótimo momento para fazer planos de como cuidar bem da sua saúde e ter uma vida mais leve. Confira, abaixo, alguns hábitos que você pode começar a adotar agora mesmo para ter um ano mais saudável.

Reduza o consumo de sal

O sal é um grande inimigo da nossa pressão. Quanto mais o colocamos nas comidas, mais nos acostumamos com o sabor dos alimentos bem salgados. Diversos produtos que consumimos possuem grandes quantidades de sódio, especialmente os industrializados. Por isso, é importante diminuir o consumo de sal que você acrescenta nas suas refeições sempre que possível.

No início pode ser difícil se acostumar, mas em algumas semanas você vai ver como se sentirá mais leve sem o consumo exagerado de sal. Uma boa dica para substituir é fazer um tempero com azeite, vinagre, ervas finas e limão para as saladas e outros alimentos.

Movimentar-se é preciso!

De nada adianta ter uma alimentação balanceada se você não se exercitar. Os exercícios físicos são essenciais para manter a nossa saúde em dia e o bom funcionamento do sistema circulatório, endócrino e respiratório. Inclusive, a prática de atividades físicas faz bem não só para a saúde física, mas também para a saúde mental.

Quando nos exercitamos nosso corpo libera hormônios que dão sensação de prazer. Por isso, você tem muitos motivos para começar o ano se movimentando muito mais! E não precisa começar direto na academia. Você pode também adotar práticas saudáveis como preferir a caminhada ao invés de pegar um táxi ou andar um pouquinho mais e ir a uma farmácia um pouco mais longe da que fica na frente da sua casa, por exemplo.

Inclua castanhas na rotina alimentar

Um pequeno punhado de castanhas diariamente é o que você precisa para começar o dia com muito mais disposição e saúde. E são diversas opções com sabores diferentes e nutrientes diversos: castanha-do-pará, castanha de caju, nozes, amêndoas, etc. As oleaginosas ajudam no funcionamento do cérebro, do sistema endócrino, ajudam a controlar o colesterol e a manter os ossos saudáveis. Por isso, as castanhas devem fazer parte da sua alimentação se você quer ter uma saúde de ferro.

Refrigerante de jeito nenhum

Excluir o refrigerante da dieta é preciso, mas como fazer isso? O simples fato de não comprar esse produto cheio de açúcar no mercado já é um avanço. E se você é daquelas pessoas que não dispensa alguma bebida saborosa, invista nas frutas. Existem diversas frutas que podem ser usadas para fazer suco natural, como laranja, limão, morango, manga e maçã. Você pode até misturar com leite e fazer uma bebida diferente e saborosa.

Realizar exames de rotina, entre os hábitos de grande importância

Se você adotar hábitos saudáveis de vida certamente terá um ganho na saúde. No entanto, é preciso manter os exames de rotina em dia para se certificar de que está tudo bem. Faça uma visita ao médico pelo menos uma vez ao ano para realizar um check-up da sua saúde. Isso é importante para controlar ou evitar diversas doenças.

Com hábitos simples você pode começar o ano com o pé direito e de bem com a sua saúde! Comece agora mesmo a praticar uma vida mais saudável.