Dicas de saúde

Dicas para Você não Exagerar nas Festas de Final de Ano!

Dicas para Você não Exagerar nas Festas de Final de Ano!

Com a chegada das festas de final de ano, surge aquela velha preocupação: “e se eu comer demais?”. A ceia e as outras refeições típicas deste período parecem ter o potencial de pôr a perder um ano inteiro de dieta e exercício físico – ou de piorar a situação para quem deseja perder peso, mas não está conseguindo.

Além disso, os exageros podem lhe levar a uma sensação de inchaço, bem como azia e outros desconfortos estomacais, que podem ser até mais sérios do que parecem. Mas então, o que fazer? Fugir das reuniões com família e amigos, ou simplesmente fechar a boca de não desfrutar das refeições que você só come uma ou duas vezes por ano?

Nada disso. Existem formas de curtir as melhores comidas das festas sem comprometer a sua saúde e bem-estar. Veja a seguir algumas dicas para você não exagerar nas festas de final de ano!

Não rejeite a salada

Há quem goste muito de salada. Mas mesmo para estas pessoas, quando o prato principal é muito bom, ou é algo que não se come todo dia (como no Natal e Ano Novo), dá vontade de pular esta parte da refeição.

Mas saiba que a salada pode ser fundamental para prevenir exageros! Inicie a sua refeição com um prato bem colorido de verduras. Utilize bastante folhagem e alimentos fibrosos, com baixo teor de carboidrato. E não abuse do azeite! Isto vai lhe dar saciedade e ajudar a lhe manter comedido nos próximos pratos.

Selecione o que vai comer nas festas de final de ano

Querer comer um pouco de tudo é um dos principais gatilhos do exagero. Por isso, uma boa forma de moderar a refeição é primeiro ver tudo o que está disponível e selecionar o que vai comer. E aí, não há barreiras!

Escolha os alimentos que você gosta mais, e se atenha a eles. E se você apostou na dica anterior e comeu uma saladinha antes, a tarefa não vai ser difícil. Escolher apenas alguns itens não vai parecer tão complicado, e você não vai sentir desejo de comer outras coisas depois.

Um passo além: selecione com inteligência

Se você quer melhorar ainda mais, aplique algumas regrinhas para garantir que os pratos escolhidos não vão pesar depois. Nem na sua barriga, nem na sua consciência!

A dica é investir na proteína (que é nutritiva e confere saciedade) e dar preferência às aves, que têm carnes mais magras. Não vai ser difícil, visto que você provavelmente terá peru ou chester à sua disposição.

Fique de olho na bebida

De nada adianta tomar todos os cuidados com as comidas e não prestar atenção ao que bebe. Se você gosta de refrigerantes ou sucos adoçados, limite-se a um ou dois copos ou dê preferência às versões zero açúcar.

E se a bebida alcoólica é indispensável, tenha moderação também. Uma boa forma de evitar os efeitos indesejáveis do álcool é alternar com copos de água.

Sobremesas e panetone

Para quem gosta da guloseima, festa de fim de ano sem panetone não é festa. Assim como outras sobremesas, você não precisa se privar destas delícias. O ideal é optar por comê-las apenas na véspera ou no dia. Assim, você come um pouco de tudo e não exagera!

Gostou? Aproveite e leia também: Doação de Sangue: Requisitos básicos e quem pode doar!