Dicas de saúde

Excessos de fim de ano podem ser evitados com atitudes simples

Excessos de fim de ano podem ser evitados com atitudes simples

Fim de ano é sempre um período de festas, diversão e confraternizações, mas é preciso tomar certos cuidados para não cair nos excessos de fim de ano. As mudanças na alimentação, no ritmo de atividades físicas e a maior de exposição ao sol merecem atenção. Confira as nossas dicas.

Cuidados com a alimentação

  • Beba água – Lembre-se de se manter hidratado, inclusive durante o consumo de bebidas alcoólicas, que não deve ocorrer em excesso e deve ser alternado com goles de água. E, obviamente, seja moderado na ingestão de álcool.
  • Não abandone o arroz e feijão – Esse típico prato brasileiro é uma combinação completa e nutritiva e funciona como base para uma alimentação saudável, segundo o Ministério da Saúde. Que tal usar a criatividade e incluir na ceia variedades de feijões (reto, manteiga, carioquinha, verde, de corda, branco) e leguminosas (soja, grão-de-bico, ervilha, lentilha ou fava)?
  • Aposte em variedades – Quanto mais variado e colorido o prato, mais equilibrada a alimentação. Aproveite a fartura das ceias para fazer combinações inteligentes, conhecer novos sabores e garantir uma alimentação saudável.
  • Não pule refeições – Pular refeições pode abrir brechas ao exagero, já que ao chegar na próxima refeição a fome será descomunal. Moderação, sempre!

Controle a exposição ao sol

As férias escolares coincidem com o início do verão brasileiro, levando famílias e amigos a praias, piscinas e outros locais de lazer na presença de raios ultravioletas. É importante lembrar dos cuidados com a exposição solar, sobretudo, para evitar o câncer de pele. Para se proteger também da insolação e desidratação, fique atento às seguintes dicas:

  • Aplique o protetor solar 30 minutos antes da exposição e reaplique-o a cada duas horas.
  • Use chapéus e óculos de sol com FPS (Fator de Proteção Solar).
  • Prefira roupas leves e frescas.

Atenção aos exercícios físicos

Os exercícios físicos são essenciais à saúde, pois reduzem o risco de doenças cardiovasculares e ajudam a emagrecer, além de melhorar o humor. No entanto, quando praticados esporadicamente e de modo intenso, podem aumentar o risco de infarto em pessoas que desconhecem a presença de doenças cardíacas.

Portanto, se você é sedentário, não tente aproveitar o tempo livre para tirar o atraso do ano inteiro. Antes de começar a se exercitar, consulte um médico para checar a saúde do seu coração e adequar o tipo, a frequência e a intensidade do exercício ao seu estilo de vida e idade.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda 150 minutos de exercícios aeróbicos moderados durante a semana, podendo ser divididos em:

  • 30 minutos, 5 vezes por semana.
  • Caminhada, corrida, bicicleta e/ou natação.

Por outro lado, se você pratica exercícios regularmente, não abandone a rotina. Procure manter as atividades normalmente e aproveite seu tempo livre com mais disposição.

Localizado no Tucuruvi, zona norte de São Paulo, o Hospital Presidente conta com uma equipe completa capaz de ajudá-lo em qualquer necessidade. Tem também Pronto Atendimento Adulto e Infantil (Clínico e Ortopédico). Para mais informações, ligue para (11) 2261-6611.

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