Exames

Hemodinâmica

Hemodinâmica

A hemodinâmica, também conhecida como cateterismo cardíaco, cinecoronariografia ou angiografia coronária, é o estudo, diagnóstico e tratamento terapêutico de patologias cardiovasculares e neurológicas através da corrente sanguínea. Esse procedimento é minimamente invasivo e utiliza cateteres, guias e introdutor, junto ao aparelho de hemodinâmica, para acessar as artérias e veias do corpo, até chegar ao coração.

A hemodinâmica utiliza tecnologia avançada e profissionais preparados, por isso é uma opção eficaz e segura para o paciente. Com esse recurso, o médico consegue identificar diversos tipos de obstruções e analisar o funcionamento das valvas e do músculo cardíaco, por exemplo.

Realização da hemodinâmica

Os vasos sanguíneos são acessados por cateteres através de uma pequena incisão nas pernas ou nos braços. Com um equipamento especial de raio X, eles são guiados até o coração. Os cateteres realizam injeções de contraste iodado, permitindo que as artérias coronárias, as câmaras e valvas cardíacas sejam melhor visualizadas nas imagens que são gravadas e disponibilizadas ao paciente e ao médico.

Preparação para a hemodinâmica

É importante que o paciente fique em jejum nas quatro horas que antecedem a realização do procedimento. Outras recomendações podem ser passadas pelo médico ou pelos demais integrantes da equipe do Hospital Presidente, e podem variar de acordo com o histórico de cada paciente.

O Hospital Presidente está localizado na Av. Nova Cantareira, 2398, no Tucuruvi, zona norte de São Paulo. Para mais informações sobre nossos serviços, entre em contato pelo telefone (11) 2261-6611, 24 horas por dia.

Outros exames