Especialidades

Especialidades

O corpo clínico do Hospital Presidente atende as seguintes especialidades médicas clínicas e cirúrgicas:

Clínica geral (clínica médica)

O médico especializado em clínica médica é comumente chamado de clínico geral. Esse profissional é responsável por estudar e promover a saúde de adultos (homens e mulheres), diagnosticando, prevenindo e tratando uma diversidade de doenças. Quando recebe um caso de uma doença muito específica, o clínico geral faz o encaminhamento do paciente para um especialista na área.

Anestesiologia

O anestesiologista é o médico responsável por avaliar a condição clínica de um paciente antes de uma cirurgia ou procedimento, por aplicar a anestesia e por monitorar o organismo para que ele continue funcionando normalmente enquanto o paciente estiver sob o efeito anestésico. Esse profissional acompanha o paciente desde o momento que antecede o ato cirúrgico até a final do procedimento.

Angiologia

O angiologista é o médico cuja a função é o tratamento clínico das doenças que acometem os vasos sanguíneos (artérias e veias) e os vasos linfáticos. A doença vascular acontece quando há limitação da irrigação sanguínea, causando uma deficiência no suprimento de nutrientes e de oxigênio. A consulta com esse especialista torna-se necessária para o diagnóstico precoce.

Cardiologia e cirurgia cardíaca

O cardiologista é o médico especialista em diagnóstico e tratamento das doenças que atingem o coração e os outros componentes do sistema circulatório. Quando o coração enfrenta alguns tipos de doença, a cirurgia pode ser necessária para corrigir o funcionamento do órgão. Nesse caso, um cirurgião cardíaco poderá indica o tratamento mais indicado ao paciente.

Cirurgia bucomaxilofacial

A cirurgia bucomaxilofacial é uma especialidade que estuda, sob ponto de vista cirúrgico, o diagnóstico e tratamento das doenças e traumatismos no aparelho mastigatório e nas estruturas craniofaciais associadas. O cirurgião-dentista é o profissional responsável por realizar esse tipo de procedimento.

Cirurgia de cabeça e pescoço

A cirurgia de cabeça e pescoço é uma especialidade médica que cuida principalmente de tumores benignos e malignos. Entre as regiões que podem necessitar de cirurgia realizada por esse especialista estão face, boca, glândulas salivares, fossas nasais, faringe, laringe, seios paranasais, tireoide, tecidos moles do pescoço, paratireoide e couro cabeludo.

Cirurgia do aparelho digestivo

A cirurgia do aparelho digestivo é uma especialidade médica que estuda, sob ponto de vista cirúrgico, o tratamento das doenças benignas e malignas nos órgãos que participam do processo de digestão dos alimentos. O cirurgião do aparelho digestivo é o médico responsável por operar o esôfago, estômago, fígado, pâncreas, baço, vesícula biliar, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.

Cirurgia geral

A cirurgia geral é uma especialidade médica que estuda, diagnostica e trata sob ponto de vista cirúrgico as doenças abdominais, videolaparoscopias e os traumas. O médico responsável por essa área é cirurgião geral e as doenças mais comuns são hérnias, pedra na vesícula, hemorroidas, doenças nos cólons e úlcera gástrica.

Cirurgia plástica

A cirurgia plástica é a especialidade médica responsável por remodelar as estruturas naturais do corpo. O cirurgião plástico é o médico responsável por esses procedimentos que podem ou não ser cirúrgicos. Há dois tipos de cirurgia plástica: a estética e a de reparação. A estética está relacionada com a escolha pessoal de alterar a aparência de determinada parte do corpo. Já a de reparação tem como objetivo corrigir ou reconstruir regiões que foram lesionadas por algum motivo.

Cirurgia torácica

A cirurgia torácica é a especialidade médica que abrange todas as patologias cirúrgicas dentro da cavidade do tórax (parede torácica, traqueia, brônquios, pulmões, pleuras e mediastino). O cirurgião torácico estuda, diagnostica e trata as doenças torácicas tumorais, sejam elas benignas ou malignas.

Cirurgia vascular

O cirurgião vascular é o médico que vai tratar cirurgicamente as doenças que acometem os sistemas arterial, venoso e linfático. Quando não há necessidade cirúrgica, o tratamento dessas doenças pode ser feito pelo angiologista.

Gastroenterologia

O gastroenterologista é o médico especializado no cuidado dos órgãos digestivos. Ele deve se certificar de que o esôfago, estômago, intestino delgado, cólon, reto, pâncreas, vesícula biliar, ductos biliares e fígado funcionem corretamente. Para isso, o gastroenterologista estuda, diagnostica e trata as doenças que envolvem esses órgãos.

Geriatria

A geriatria é a especialidade médica que trata da promoção da saúde, da prevenção e do acompanhamento das doenças do envelhecimento, da reabilitação funcional e dos cuidados paliativos. O geriatra é o médico que se especializou no cuidado de pessoas idosas, com uma abordagem diferenciada, tratando das doenças desta fase da vida e promovendo um envelhecer saudável. Leia mais.

Infectologia

O infectologista é o médico responsável pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento da doença infecciosa ou parasitária. A doenças infecciosas e parasitárias podem ser causadas por vírus, bactérias, fungos, protozoários ou outros microrganismos. Esse médico deve ter conhecimento sobre epidemiologia, imunologia e todas as possibilidades dento dos processos infecciosos.

Medicina intensiva

A medicina intensiva é uma especialidade médica que se aplica ao suporte à vida de pacientes que se encontram em estado crítico. Os médicos intensivistas são aqueles responsáveis pelo tratamento desses pacientes, que não necessariamente estão em estado grave, mas precisam de acompanhamento intenso com aparelhos de monitoria e um olhar apurado. O Hospital Presidente conta com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com suporte avançado de vida e dotada de médicos intensivistas.

Nefrologia

O nefrologista é o médico especializado no diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao sistema urinário, principalmente ao rim. Os problemas relacionados ao funcionamento dos rins costumam aparecer com mais frequência nos pacientes acima de 40 anos.

Neurocirurgia

A neurocirurgia é a especialidade médica que estuda como tratar e corrigir as doenças neurológicas por meio de cirurgias. Portanto, o neurocirurgião é o médico responsável por operações no sistema nervoso central e do sistema nervoso periférico.

Neurologia

A neurologia é a medicina que diagnostica e trata as doenças estruturais do sistema nervoso central (encéfalo e medula espinal) e do sistema nervoso periférico (nervos e músculos). O neurologista é o médico que cuida dessa especialidade, tratando clinicamente.

Oncologia clínica e cirúrgica

O oncologista é o médico especializado no tratamento de tumores e cânceres. Esse profissional é responsável realizar a abordagem e do cuidado com o paciente, realizando a prescrição de tratamentos, como quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica, ou cirurgias, dependendo do caso específico.

Ortopedia e traumatologia

A ortopedia é uma especialidade médica que estuda, diagnostica e trata ossos, músculos, ligamentos e articulações relacionadas ao aparelho locomotor. A traumatologia lida com o trauma do aparelho musculoesquelético. A especialização nessas áreas acontece simultaneamente, portanto, o médico responsável por elas é ortopedista e traumatologista.

Otorrinolaringologia

O otorrinolaringologista é o médico especializado no cuidado com o nariz, os seios da face, os ouvidos e a garganta (faringe e a laringe). Essa especialidade deve estudar, prevenir, diagnosticar e tratar de doenças que afetam alguns dos sentidos mais importantes, como o olfato, a fala, a respiração, a audição e o equilíbrio.

Pediatria

A pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos. Pessoas como crianças e adolescentes se estiverem com doenças devem dirigir-se ao pediatra. Leia mais sobre o Pronto Atendimento de Pediatria.

Pneumologia

O pneumologista é o médico especializado em cuidar do sistema respiratório e da estrutura pulmonar. Ele é responsável por estudar, diagnosticar e tratar essas doenças clinicamente, com o auxílio de equipamentos de tecnologia avançada. Entre as patologias mais comuns abordadas pela pneumologia estão gripe, asma, pneumonia, tuberculose, bronquites e câncer de pulmão.

Proctologia

O proctologista ou coloproctologista o médico especializado no tratamento e diagnóstico de doenças órgãos do sistema digestório terminal, ou seja, nos cólons, reto e ânus. Entre as ocorrências mais comuns estão doenças como hemorroidárias, tumores, prisão de ventre e síndrome do intestino irritável.

Urologia

A urologia é o ramo da medicina que trata as doenças e cuidados urinários de homens e mulheres e da genital masculina. O urologista é responsável por tratar problemas os rins, ureteres, bexiga, uretra, próstata, adrenais, testículos, epidídimos e o pênis. Faz parte de sua rotina atender consultas, acompanhar pacientes internados, realizar cirurgias e exames diagnósticos.

Mais informações

O Hospital Presidente está localizado na Av. Nova Cantareira, 2398, no Tucuruvi, zona norte de São Paulo. Para mais informações sobre nossos serviços, entre em contato pelo telefone (11) 2261-6611.