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Dicas Essenciais para Proteger e Evitar Dores na Coluna

Dicas Essenciais para Proteger e Evitar Dores na Coluna

Motivada por fatores diversos, as dores na coluna são um tipo de problema físico que pode acometer todas as pessoas, independentemente da idade. Portanto, estão entre as reclamações de dores mais comuns. Quase sempre musculares, elas podem ser rápidas, como se fossem fisgadas, ou constantes, de intensidade alta ou leve. Além do mais, a coluna vertebral, os nervos e outros órgãos inflamados ainda influenciam nas dores.

Entretanto, o grande vilão das dores nas costas é a má postura, a desatenção ao sentar e levantar, bem como na maneira em que se carregam bolsas, mochilas e caixas. Muitas das dores podem ser evitadas no momento em que corrigimos movimentos errados e adotamos algumas práticas seguras e confortáveis. Para isso, veja algumas dicas de prevenção:

Mantenha a boa postura da coluna

A posição mais confortável para a coluna estar é aquela que obedece ao ângulo de 180º quando em pé e 90º em relação à cintura quando sentado, ou seja, em que ela esteja em correto alinhamento. Assim, ossos e músculos não entram em tensão e nem pressionam os nervos que podem causar dor. Portanto, tenha atenção e corrija-se sempre!

Sempre realize a contração do seu abdômen ao levantar peso

A realização de exercícios físicos colabora para uma musculatura firme e resistente, fator importante para momentos em que é preciso levantar algum tipo de peso. Quando não há a sustentação necessária para realizar um movimento, aconselha-se, para que não haja dor na coluna, a contração do abdômen. Assim, forçam-se os músculos para estarem firmes e para que o impacto do peso não sobrecarregue a coluna.

Carregue objetos próximos ao corpo para evitar dores na coluna

Como forma de manter o centro de gravidade do corpo alinhado, outra dica para proteger a coluna é carregar objetos próximos ao corpo. Como exemplo, no caso de carregar uma caixa pesada, ao invés de transportá-la na frente do corpo, com os braços esticados, flexione seus braços para mais junto do corpo e encoste a caixa no tórax. Desta forma, você mantém o centro de gravidade e o ponto de equilíbrio próximos ao corpo, possibilitando o controle de uma melhor postura.

Quando for levantar, flexione o quadril e os joelhos

Dentre as práticas mais prejudiciais à coluna está o hábito de se levantar adotando uma postura reta. Desta forma, o peso se concentra em um só lugar, desgastando as juntas e pressionando a coluna. Logo, entendendo os músculos, tendões e articulações como um grande mecanismo de encaixe, utilizar todos eles de maneira correta é garantia de saúde e ausência de dor. Então, quando for levantar, aproveite o movimento do quadril e dos joelhos, e flexione-os suavemente.

Quando trabalhar sentado execute intervalos

Sejam em escritórios ou em casa, muitas pessoas trabalham por longos períodos de tempo em posição sentada. O que pode ser um alívio para joelhos e tornozelos, também pode ser um verdadeiro problema para quadril e coluna. Adote uma postura reta, em ângulo de 90º em relação aos joelhos. Além disso, em intervalos de uma em uma hora, procure levantar, assim, será possível esticar os músculos e alinhá-los, aliviando tensões e prevenindo possíveis dores na coluna.

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