Dicas de saúde

Dicas essenciais para o idoso melhorar sua qualidade de vida

Dicas essenciais para o idoso melhorar sua qualidade de vida

Pesa sobre a terceira idade a fama de ser uma época calma e destinada ao repouso. Essa impressão pode ser atribuída às doenças específicas a essa idade que assolam grande parte dos idosos. No entanto, engana-se quem acredita que, por conta dessas doenças, os mais velhos não possam levar uma vida saudável e com qualidade. Pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais para o idoso melhorar sua qualidade de vida. Confira!

Beber água

Ingerir água é importante em qualquer idade, pois a hidratação é fundamental para manter a saúde em dia. Como o idoso costuma beber menos água do que o recomendável, essa é uma prática que precisa ser constantemente estimulada. A falta desse líquido tão importante pode acarretar em sérias consequências, como fraqueza muscular e infecção urinária.

Procure também inserir na rotina do idoso, frutas com grande quantidade de água, como melão, melancia, laranja, abacaxi, entre outras. Desse modo é possível absorver todo o líquido que o corpo precisa para se manter hidratado.

Atividade física

Por agir diretamente na esfera biológica do envelhecimento, a atividade física tem impacto direto na vida do idoso. Um dos principais benefícios que essa atividade pode oferecer é a autonomia. Com a prática regular de exercício físico, o idoso passa a se sentir mais disposto e a realizar atividades do dia a dia que antes não realizava.

Além do mais, essa prática é responsável pelo controle da pressão arterial, prevenção de doenças cancerígenas, melhora da capacidade cardiovascular e tantas outras vantagens.

Novas amizades e convívio social

Geralmente os pais criam e educam os filhos, que depois crescem e vão construir sua própria vida. Para que o idoso não se sinta solitário nessa fase da vida, é muito importante que o convívio social seja constante.

Os hormônios que o organismo libera com a sensação de felicidade são responsáveis por uma série de benefícios para o bem-estar e a saúde emocional, dentre eles a redução de riscos de doenças cardíacas, combate ao estresse, à ansiedade e à depressão, regulagem do sono, entre outros. Além disso, o convívio com novos e antigos amigos traz maior motivação para viver, sendo esse um dos maiores benefícios da interação social.

Jogos para terceira idade

É muito importante que, depois da aposentadoria, o cérebro continue sendo instigado e desafiado. Dessa forma, os jogos de lógica podem entrar em cena e minimizar ou até mesmo prevenir doenças senis que tanto assolam a terceira idade.

Esses jogos são inúmeros e podem ser encontrados em uma simples loja ou armazém, sendo os mais comuns: xadrez, dama, baralho, gamão e palavras cruzadas, que podem contribuir para uma atividade cerebral satisfatória. Unindo diversão e saúde mental, esses jogos podem ser uma ótima opção para estimular a memória e o trabalho neuronal.

Consultas regulares com um médico especialista

O acompanhamento médico, bem como a regularidade de consultas, é uma prática muito importante para prevenir as doenças a que todas as pessoas nessa idade estão sujeitas. Além disso, um médico especialista sabe exatamente como lidar com o agravo de certas enfermidades e situações clínicas próprias à terceira idade, podendo elaborar um tratamento específico para o idoso. Não deixe para depois!