Dicas de saúde

Dia 27 de Novembro: Dia Nacional de Luta Contra o Câncer

Dia 27 de Novembro: Dia Nacional de Luta Contra o Câncer

O câncer é o grupo de mais de cem doenças que estão caracterizadas pelo crescimento de células que se desenvolvem e apoderam-se de tecidos e órgãos do corpo humano. Esse processo pode se espalhar por diversas regiões, causando metástase. Uma doença extremamente agressiva, que pode formar tumores (acúmulo de células). Tais tumores podem dividir-se entre benignos (raramente representando riscos de morte) e malignos.

Quais são os tipos de câncer mais comuns no Brasil?

O câncer de pele ainda é o tipo de câncer mais frequente no país. Se diagnosticado em estágio inicial, as chances de cura são extremamente altas. O tipo não-melanoma é o mais comum entre os casos ocorridos e o que apresenta menos riscos à saúde. O uso do protetor solar e evitar a exposição à luz solar – sobretudo em horários em que o sol é mais forte – são medidas de prevenção do câncer de pele.

Em segundo lugar, e também segundo entre os homens, está o câncer de próstata. A grande maioria dos casos ocorre de forma lenta e completamente tratável. Aproximadamente 70 mil brasileiros descobrem o câncer de próstata no Brasil. A realização anual do exame em seu urologista após os 40 anos é importantíssima para identificar a existência da doença e tratá-la da melhor maneira possível.

Já o câncer de mama, o mais comum entre as mulheres no Brasil, é o terceiro mais comum no parâmetro geral em nosso país. Mundialmente, representa aproximadamente 30% dos casos. Pode aparecer na população masculina, mas em raríssimos casos, que não chegam a 1% de sua totalidade. É comum afetar mulheres acima dos 50 anos, não impossibilitando que ocorra previamente a este período. O autoexame e as mamografias são fundamentais para seu diagnóstico.

Em quarto, aparece o câncer no colo – uma parte do intestino. É completamente tratável e curado na maioria dos casos. Já em quinto lugar, está o câncer de pulmão. Em mais de 90% dos casos é ocasionado pelo vício do tabagismo. Entretanto, nos últimos tempos, tem afetado também pessoas não fumantes pela ingestão passiva de cigarro e também devido à poluição do ar.

Como posso prevenir o aparecimento de câncer?

Há inúmeras alternativas que podemos usar para mantermos não apenas uma vida ativa e saudável, mas também diminuir as chances de câncer em nosso organismo.

Primeiramente, fuja dos hábitos que você sabe que não são saudáveis. Fumar, ingerir bebidas alcoólicas em excesso e manter uma alimentação completamente desequilibrada são elementos já conhecidos que são grandes vilões quando pensamos em aparecimento de doenças. Além disso, há a prática de atividades físicas – que deve ser constante –, também velha conhecida do público no combate às doenças. É importante manter um estilo de vida equilibrado para garantir sua saúde e sua longevidade.

Ter as vacinas em dia e frequentar um médico regularmente são outras duas medidas cruciais para espantar quaisquer chances do surgimento de câncer. A instrução do seu médico pode, além de evitar maiores problemas, consertar seus pequenos incômodos diários. Não consulte seu médico apenas quando está doente.

Essas precauções podem ser facilmente aplicadas no cotidiano de qualquer pessoa, seja qual for sua realidade. Ainda, se sentir qualquer diferença ou desconforto em seu organismo, procure um médico.