Dicas de saúde

Câncer: como você pode se prevenir

Câncer: como você pode se prevenir

Cerca de 80% a 90% dos cânceres estão relacionados a comportamentos como fumar, consumir bebidas alcoólicas, se expor demais ao sol, ser sedentário, estar acima do peso e ter uma alimentação inadequada. Todos eles são fatores de risco para o câncer e podem ser evitados com mudanças simples no estilo de vida. Embora muita gente pense o contrário, são raros os casos de cânceres que se devem exclusivamente a fatores hereditários.

Tipos de câncer mais comuns

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), por ano são registrados cerca de 600 mil novos casos da doença no Brasil. O tipo de câncer mais comum nos homens e nas mulheres é o de pele não melanoma, que corresponde a quase 30% dos casos da doença. Depois dele, entre os homens, os de maior incidência são os de próstata, pulmão, colorretal e de estômago. Entre as mulheres, estão os cânceres de mama, colorretal, colo do útero e pulmão.

Nem todos os tumores são malignos. Os tumores benignos, não cancerígenos, podem causar problemas, como crescerem em demasia e pressionarem outros órgãos e tecidos saudáveis, mas eles não invadem outros tecidos e órgãos e nem evoluem para câncer. Dessa forma, não se disseminam para outras partes do corpo (metástases).

Como prevenir o câncer

Segundo o Inca, é possível prevenir o câncer adotando alguns hábitos saudáveis.

Evite fumar – Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, da cavidade oral, da laringe, da faringe e do esôfago.

Tenha uma alimentação saudável – A alimentação deve ser variada, equilibrada, saborosa e proporcionar prazer e saúde. Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões são os principais alimentos que ajudam a evitar a doença.

Mantenha o peso adequado – Estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver a doença. Cerca de um terço de todos os casos de câncer podem ser evitados com alimentação saudável, manutenção do peso e exercícios físicos.

Pratique atividades físicas diariamente – Caminhe, corra, dance, troque o elevador pelas escadas. Faça pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias.

Amamente – A amamentação exclusiva até os seis meses de vida protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil.

Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer um exame preventivo ginecológico a cada três anos – As alterações das células do útero são descobertas facilmente no exame de Papanicolau e são curáveis na maioria dos casos.

Evite consumir bebidas alcoólicas – Seu consumo, em qualquer quantidade, contribui para o risco de desenvolver câncer. Além disso, combinar bebidas alcoólicas com o tabaco aumenta a possibilidade do surgimento da doença.

Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios – Se for inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.

Vacine contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos – O Ministério da Saúde implementou no calendário vacinal, desde 2014, a vacina contra o HPV, que deve ser aplicada em meninas de 9 a 14 anos e em meninos de 11 a 14 anos. Mesmo as mulheres vacinadas, quando chegarem aos 25 anos, deverão fazer um exame preventivo a cada três anos, pois a vacina não protege contra todos os subtipos do HPV.

Além disso, faça os exames de rotina indicados para sua faixa etária e converse com o seu médico sobre os riscos que você tem de desenvolver a doença. Preste atenção também a mudanças no seu corpo, como o surgimento ou mudanças na aparência de pintas, perda de peso, sangue nas fezes, tosse constante ou alterações na voz, nódulos e dor abdominal intensa ou prisão de ventre.

 

Localizado no Tucuruvi, zona norte de São Paulo, o Hospital Presidente conta com Pronto Atendimento Adulto e Infantil 24 horas que funciona 24 horas por dia, capaz de ajudá-lo em qualquer necessidade. Para mais informações, ligue para (11) 2261-6611.

Leia também: