Dicas de saúde

Balão intragástrico é alternativa para tratamento da obesidade

Balão intragástrico é alternativa para tratamento da obesidade

O balão intragástrico é uma das opções disponíveis para o tratamento do sobrepeso e da obesidade. Ele é constituído por uma prótese de silicone, com cerca de 400 a 700 mL de soro fisiológico e corante. O procedimento ocorre por meio da endoscopia, portanto, sem cirurgia ou cortes.

Os pacientes que podem implantar o balão intragástrico são aqueles com Índice de Massa Corpórea (IMC) maior ou igual a 27, que já tentaram dieta e medicação para emagrecer, mas sem sucesso.

O procedimento é contraindicado em algumas situações específicas, como pacientes com cirurgias gástricas, úlceras ativas, extensas hérnias de hiato, entre outras. O balão intragástrico age ocupando cerca de um terço do estômago, permitindo a saciedade precoce após a ingestão de pequenas quantidades de comida. Isso significa que o paciente se sentirá satisfeito mesmo fazendo pequenas refeições.

Resultados do balão intragástrico 

Estudos mostram que a média de perda de peso é de 10 a 20% do peso total. No entanto, um resultado satisfatório também depende de fatores como idade, metabolismo e, principalmente, da disciplina do paciente em seguir as orientações da equipe multidisciplinar, composta por nutricionista, educador físico e psicólogo, quando necessário. O acompanhamento da equipe multidisciplinar é essencial porque apenas a implantação do balão intragástrico não garante um bom resultado.

Temos atualmente dois principais modelos de balão intragástrico: o balão tradicional, de 6 meses; e o balão ajustável, de 1 ano. Ambos são eficazes e permitem um resultado satisfatório.

A implantação do balão intragástrico é um procedimento seguro, rápido e relativamente simples, desde que realizado por um endoscopista experiente, com título de especialista e familiarizado com esse procedimento.

Dr. Túlio Medeiros

Coordenador médico da Endoscopia – Clinica Fares. Sócio-responsável pela Endoscopia do Hospital Presidente. Responsável técnico da Endoscopia do Hospital San Paolo. Médico assistente de Endoscopia no Hospital Nove de Julho e no Hospital São Luiz Anália Franco. Médico endoscopista no Laboratório Fleury. Médico endoscopista do grupo NotreDame Intermédica.