Dicas de saúde

Como Amenizar os Efeitos da TPM – Tensão Pré-Menstrual

Como Amenizar os Efeitos da TPM – Tensão Pré-Menstrual

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 90% das mulheres sofrem com os sintomas da TPM pelo mundo afora. O fenômeno está associado às variações hormonais que acontecem durante o ciclo menstrual e os sinais podem ser sentidos com maior ou menor intensidade, dependendo de cada organismo.

Em geral, a mulher começa a perceber os sintomas da TPM entre 10 e 5 dias antes da menstruação descer. Mesmo quando são mais fracos, incomodam muito e comprometem atividades rotineiras. Veja a seguir 6 passos para amenizar os efeitos da TPM!

Atividade física e a TPM

Muitas mulheres deixam de se exercitar devido às cólicas e outras dores, mas a dica é fazer justamente o contrário. Os ginecologistas são unânimes ao dizer que as endorfinas, liberadas durante a prática, além de promoverem a sensação de relaxamento e bem-estar podem aliviar as cólicas e reduzir o inchaço que também é um sintoma comum. Mas dê preferência a modalidades mais leves, como caminhada, hidroginástica e ciclismo, por exemplo. Treinos muito intensos podem agravar os desconfortos.

Evite certos alimentos

Enquanto estiver de TPM, procure reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas, frituras e doces em excesso. Esse tipo de alimento é capaz de intensificar as cólicas, dor nas mamas, inchaço e até as oscilações de humor. Também tente reduzir o sal.

Alimentos para apostar

Por outro lado, existem opções de alimentos que podem fazer com que você se sinta melhor, como aqueles que são ricos em magnésio, a exemplo da aveia, figo, beterraba, banana e abacate. Também é interessante incluir na dieta alimentos ricos em ômega 3, por isso, aposte no salmão, atum, chia, linhaça e nozes. Substituir os carboidratos normais pelas versões integrais também pode ajudar a reduzir os sintomas.

E o doce?

Muitas mulheres sentem mais vontade de comer doces quando estão de TPM e isso acontece porque a produção de serotonina diminui nessa época e o organismo busca uma forma de compensar. Se você sente isso, procure opções mais saudáveis, como os chocolates com maior concentração de cacau ou a alfarroba. O chocolate ao leite convencional é muito gorduroso e pode agravar os sintomas.

Chás

Outro efeito bastante recorrente na TPM é a ansiedade. Nesse caso, vale a pena inserir chá de camomila ou valeriana no dia a dia. A camomila é ainda mais indicada, por ter um sabor agradável.

Presenteie-se

Tente achar espaço no seu dia para atividades que lhe proporcionem prazer, como meditação ou um passeio no parque. Quando possível, evite discussões ou conflitos nesse período, cuide da sua sensibilidade que está naturalmente mais aflorada.

Se mesmo com tudo isso você continuar sofrendo com os efeitos da TPM, vale a pena procurar um médico. Estima-se que 5% dos casos de TPM precisam ser tratados com medicação, por conta da sua intensidade. É indicado buscar uma avaliação profissional para saber se você se enquadra nesse grupo!

Gostou do artigo? Aproveite e leia também: Fake News na Saúde: Graves Consequências para a População!