Dicas de saúde

Benefícios de uma Alimentação Saudável e Variada para Saúde

Benefícios de uma Alimentação Saudável e Variada para Saúde

Alimentar-se bem. Um dos mais importantes hábitos que precisamos desenvolver para fortalecer a saúde e ter mais qualidade de vida. Os benefícios de uma alimentação saudável e variada são inúmeros e só tendem a agregar à pessoa – mais saudável, disposta, alegre e jovem.

Numa época em que nos alimentamos muito mal, com uma dieta baseada em açúcares, carboidratos e alimentos industrializados, faz-se necessária a reeducação nesse sentido. Confira quais são os benefícios de uma alimentação saudável e variada, começando hoje mesmo a mudar a sua dieta!

Previne doenças

Ao se alimentar bem e de forma ordenada, seu organismo como um todo estará fortalecido e isso previne muitas doenças que possam vir a aparecer. A produção de anticorpos que combatem microrganismo que nos causam as mais diversas patologias são diretamente afetados pela nossa alimentação. Quanto melhor, mais forte será nossa imunidade.

Outras doenças surgem pela falta de minerais, vitaminas e proteínas, e que podem trazer complicação aos sentidos, órgãos, estruturas ósseas e musculares. Por isso, se busca evitar uma doença decorrente do mau funcionamento do corpo, como a osteoporose ou a diabetes, alimentar-se bem é indispensável.

Melhor controle de hormônios

Entre os benefícios de uma alimentação saudável e variada está o equilíbrio hormonal. Há grupos em que isso faz toda a diferença: adolescentes e grávidas, por exemplo, são os melhores exemplos de ‘montanhas-russas’ no nível de hormônios no corpo. Alimentar-se de forma saudável contribui em equilibrar esses reguladores de inúmeras funções no organismo.

Assim, os benefícios nesse sentido abarcam pessoas mais férteis, diminuir problemas como a insônia, evitar doenças que possam surgir em decorrência da baixa produção hormonal. Por fim, o equilíbrio hormonal evita que as pessoas possam desenvolver a obesidade – um dos principais problemas relacionados à alimentação.

Dores no corpo

Comer bem e de forma saudável também combate às dores no corpo. Isso porque muitas dores vêm da falta de nutrientes necessários para as diversas funções do organismo. Grande parte desses incômodos é nos ossos, músculos e órgãos específicos, piorando quando a pessoa se propõe a fazer uma atividade da sua rotina, como levantar pesos.

Por isso, é indispensável ter uma alimentação saudável que combata às dores corporais. Nesse sentido, os principais alimentos que devem estar presentes na dieta são frutas, frutos do mar, gengibre, ovos e vegetais.

Você envelhece menos com uma alimentação saudável

Sim: entre os benefícios de uma alimentação saudável e variada está o retardamento do envelhecimento precoce. E isso não diz respeito apenas à aparência que, claro, será ótima; abarca todas as funções do organismo, permitindo que tenhamos um corpo mais jovem em relação a idade que detemos.

Entre as principais práticas das pessoas que passaram dos 100 anos em todo o mundo, a alimentação saudável e variada é um dos pilares desses centenários. Se aliado a exercícios físicos regulares, essa é a melhor fórmula para quem buscar viver mais – e melhor.

Seu humor melhora

Estar de bem com a vida, sempre alegre e disposto a aceitar todos os desafios. Mais um entre tantos benefícios de uma alimentação saudável e variada. O humor de quem tem uma dieta rica em diversos minerais e compostos é consequência de um organismo ativo e sem problemas de oxidação celular (que causa dores no corpo e indisposição, além do mau humor).

O estresse também entra na conta: alimentar-se bem é evitar a produção do cortisol, hormônio que nos deixa estressado. A alimentação saudável é a forma de melhorar nosso relacionamento com o corpo e, consequentemente, com a mente. Pois, ambos quando unidos da melhor forma possível, só tendem a deixar seu humor num alto patamar.

Lembre-se sempre de procurar a ajuda de um nutricionista e profissionais especializados antes de iniciar qualquer dieta. Somente com uma analise detalhada é possível definir uma estratégia personalizada para cada pessoa.

Gostou? Aproveite e leia também sobre: Qualidade do Sono: Fundamental para uma Vida Saudável!