Dicas de saúde

5 dicas para melhorar a saúde na jornada de trabalho

5 dicas para melhorar a saúde na jornada de trabalho

A rotina no trabalho nos exige foco e concentração constante. Nossa mente está sempre em alerta, tentando organizar todas as tarefas e executá-las da melhor forma, mas, muitas vezes, o nosso corpo não está em perfeito funcionamento. Trabalhos que exigem muito tempo sentado, em pé ou parado em uma mesma posição, podem trazer desconforto no final do dia e um cansaço ainda maior.

O cotidiano do seu trabalho também precisa se adaptar ao corpo. Isso é possível por meio de exercícios simples, práticos e que podem te prevenir daquele mau jeito ou dores constantes.

Neste artigo, conheça cinco dicas que podem melhorar a sua saúde na jornada de trabalho. Boa leitura!

1- Alongamentos

Quando você fica parado por muito tempo em uma posição no trabalho, toda a sua musculatura é forçada para manter o corpo naquela postura. É importante deixar os músculos descansarem com alongamentos curtos de mãos, braços e pescoço.

O alongamento é um exercício básico, consiste em esticar essas partes do corpo. Leve as palmas das mãos para frente, faça movimentos com os dedos e estenda os braços. Se você trabalha sentado, também relaxe e estique as pernas, isso pode ajudar na circulação. No pescoço, leve-o um pouco para direita, depois para esquerda, para trás e para frente.

2- Alimentação

Usar o seu horário de almoço para comer alimentos ricos em gordura, corantes artificiais e açúcar pode ser prejudicial para toda a rotina de trabalho. Esses alimentos podem causar uma sensação de peso no estômago, além de provocarem picos de energia durante o dia, pouco proveitoso para um trabalho eficiente.

No seu cardápio, é aconselhável fazer uma alimentação balanceada. Se for o caso, prepare a refeição em casa e leve boas opções para o trabalho, como arroz integral, feijão, saladas e carnes menos gordurosas. Mas se você prefere os restaurantes, tome cuidado para não deixar o prato pesado demais. Escolha mais fibras e menos massas.

3- Postura e a saúde na jornada de trabalho

Às vezes estamos tão concentrados em nosso trabalho que deixamos o corpo de qualquer forma, com toda a atenção voltada para as tarefas. Ao longo do dia, observe a sua postura no trabalho. Uma posição desequilibrada para o corpo pode torná-lo mais pesado e provocar dores.

Se você trabalha sentado, posicione o seu corpo na cadeira e deixe os ossos das pernas e o quadril rentes à parte do encosto. Nada de pés balançando no ar, eles devem estar firmes e bem posicionados no chão.

Mesmo que você não consiga alcançar o chão com os pés, tenha um banquinho por perto e apoie-os em uma superfície plana. Isso ajuda a manter a postura da lombar, evitando dores no final do dia.

4- Intervalos

Já entendemos que não é nada saudável ficar parado por muito tempo. Durante o seu horário de expediente, faça pequenos intervalos e dê um descanso para o seu corpo. Por exemplo, se você trabalha sem parar por uma hora, faça intervalos de 5 a 10 minutos para relaxar o corpo.

Neste pequeno intervalo, levante e ande pelo pátio da empresa ou visite outros setores. Respire profundamente, beba água, relaxe bem os músculos e faça alongamentos. Isso faz com que o corpo se torne menos pesado e garante uma boa circulação sanguínea e um descanso para a mente.

5- Movimentos

Toda a oportunidade que surgir no trabalho de colocar o corpo em atividade, faça bom uso. Se existem escadas para chegar na sua sala, por exemplo, por que sempre optar pelo elevador? Dê um desafio para o seu corpo e enfrente os degraus.

Mas vá com calma, não precisa desbravar um prédio de 12 andares. Faça desafios e torne a experiência mais interessante, passe por seis andares de escada, e dê um descanso para o seu corpo com mais seis andares de elevador.

Esses hábitos não garantem apenas a saúde na jornada de trabalho, mas contribui para a sua produtividade. Lembre-se também de ir ao médico para realizar um “check-up” e verificar se sua saúde está em dia!